Março: confira as ações do CRB-8 no mês da(o) Bibliotecária(o)

Biblio Virada SP, campanhas e lives com grandes nomes como Claudia Costin, Edmir Perrotti, Paschoal da Conceição, entre outros, marcaram a programação
Inovação: 1ª Edição da Biblio Virada SP realizou uma série de ações destacando a profissão.

O mês de março, quando comemoramos o mês do Bibliotecária(o), foi especial para o CRB-8. Foram realizadas uma série de ações para homenagear, engajar e divulgar a profissão e a importância do papel da(o) bibliotecária(o).

Dias 11 e 12 de Março de 2022 Saiba como participar no site crb8.org.brbiblioviradasp

O CRB-8 promoveu ações inovadoras como a 1ª Edição da Biblio Virada SP. Inspirada na Virada Cultural SP, a 1ª Edição da Biblio Virada SP trouxe uma maratona de assuntos relevantes e deu visibilidade para (as)os profissionais do setor.


Veja a programação:

https://crb8.org.br/biblioviradasp/

trem da madrugada

E as(os) bibliotecárias(os) de todo o Brasil também puderam se conhecer melhor e mostrar seus outros talentos no projeto Trem da Madrugada com apresentações ao vivo de música, poesia, performance, leitura de textos autorais, entre outros.


https://www.youtube.com/watch?v=D7-Rxk2WSrU

Ainda no mês da(o) bibliotecária(o), uma série de lives reuniu profissionais de peso para discutir assuntos ligados à literatura, à educação e à biblioteconomia. As lives foram transmitidas ao vivo no Canal do YouTube e pelo Facebook. Confira:

3R’s para a atuação bibliotecária nas universidades brasileiras

 

Para falar desse importante nicho profissional da(o) bibliotecária(o), a live 3R´s para atuação bibliotecária nas universidades brasileiras contou com a participação da presidenta do CRB-8 Ana Claudia Martins, da diretora do Sistema de Bibliotecas da UFRGS, Letícia Strehl e a mediação de Gislaine Melo, da BBCOM Unicamp. O evento aconteceu no dia 11/03, mas se você perdeu, pode conferir em: 

https://www.youtube.com/watch?v=xJlu5aihQys

Especial dia do bibliotecário

Biblioteconomia e Sociedade

Biblioteconomia e Sociedade

A live reuniu profissionais de peso para discutir o tema Biblioteconomia e Sociedade, entre eles, a diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Claudia Costin, e o professor do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da ECA/USP, Edmir Perrotti. A mediação foi do coordenador do Curso de Biblioteconomia da UNIFAI, Rogério Xavier Neves. O encontro aconteceu no dia 15/03, você pode conferir no Canal do YouTube do CRB-8: https://www.youtube.com/watch?v=fJxp7eRq6Hk

Ética nas Redes Sociais

Para abordar um assunto muito atual: Ética nas Redes Sociais, o CRB-8 reuniu especialistas como a coordenadora da Comissão de Ética do CFB, professora Valéria Valls, a advogada especialista em Direito Digital, dra. Patrícia Peck e o jornalista e analista de Educação da Agência Lupa, Victor Terra. A live aconteceu no dia 22/03/2022, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=ROEnWPCL_QA

live (Anúncio para feed (quadrado))

Conversa com Mário de Andrade: Coisas de Sarapantar

Live - Mario de Andrade (Instagram)

A última live de março Conversa com Mário de Andrade: Coisas de Sarapantar contou com as participações do ator Paschoal da Conceição, do bibliotecário Ubirajara Dias de Melo e da doutora em literatura brasileira Maristela Sanches Bizarro. A ideia foi sensibilizar sobre a importância da obra de Mário de Andrade no ano em que se celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A transmissão aconteceu dia 29/03 e pode ser conferida no Canal do conselho no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=KgVRukesrBc

Bibliotecários na imprensa

As ações do CRB-8 para o Dia da(o) Bibliotecária(o) chamaram a atenção da imprensa nacional. Vários portais divulgaram a ação salientando as ações do Mês da(o) Bibliotecária(o) e a importância da profissão. Assim como duas entradas na Rádio Capital falando sobre o tema.

Capital Rádio

A biblioteconomia também ganhou destaque na Rádio & TV Repensar no dia 8 de março, Dia da Mulher. Entre as convidadas, a presidenta do CRB-8 Ana Claudia Martins, a vice-presidenta do CRB-8 Regina Fazioli, a bibliotecária, locutora e Conselheira do CRB7, dubladora e mulher trans Alexia Vitória; a coordenadora do projeto MUDE com Elas, Lucia Udemezue; e a indígena socióloga Pagu Rodrigues, que atua como Secretária Municipal de Mulheres do Partido dos Trabalhadores. A conversa foi mediada pela influenciadora digital Meire Vieira. Para assistir, acesse:

https://www.radiotvrepensar.com/

Estações da CPTM contaram com cartazes em homenagem ao Dia do(a) Bibliotecário(a)

“Não sabe onde encontrar a Comunicação Correta? Pergunte a um bibliotecária(o) o”, essa foi a mensagem transmitida em cartazes espalhados por setenta estações da CPTM no mês do Bibliotecário. A iniciativa promovida pelo CRB-8 em parceria com a CPTM teve como objetivo homenagear o Dia do(a) Bibliotecário(a), além de estimular uma campanha sobre a importância da profissão. Ainda no mês de março, a live Conversa com Mário de Andrade: Coisas de Sarapantar fez parte da Linha da Cultura da Cia do Metrô, convidando as(os) usuárias(os) para assistir essa importante ação do CRB-8.

Aproximando a sociedade: Campanha Quem é sua(seu) bibliotecária(o) favorita(o)?

O CRB-8 também lançou a Campanha Quem é sua(seu) bibliotecária(o) favorita(o)?. Durante todo o ano de 2022, o público poderá homenagear sua(seu) bibliotecária(o) favorita(o), com uma foto ou um vídeo falando sobre a importância daquele profissional. Basta marcar nas redes sociais o vídeo ou a foto com: #MeuBibliotecarioFavorito ou #CRB-8

 

A ideia é mostrar para a sociedade o trabalho essencial realizado pelos profissionais que, mais do que livros, gerenciam informações e preservam a memória.

Homenagem

Design sem nome

A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba convidou a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região – CRB8, Ana Claudia Martins, para uma homenagem aos profissionais. Confira aqui: https://www.facebook.com/culturaitaquasp/videos/683575262829481

Siga as redes sociais do CRB-8: