Curso Informativo de Preservação de Coleções Bibliográficas e Documentais
Data: 16/09/2019 a 19/09/2019
Estão abertas as inscrições para o 20° Curso Informativo de Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais, que ocorrerá no período de 16 a 19 de setembro.
INSCRIÇÕES
As vagas são limitadas.
FORMA DE PAGAMENTO
O depósito deverá ser feito em nome da Fundação Miguel de Cervantes, CNPJ 05.214.413/0001-92; Banco Santander, agência 3140, conta corrente 13.000.424-2.
O evento é promovido pelo Centro de Processamento e Preservação – CPP e pela Coordenadoria de Preservação – COP da Biblioteca Nacional. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato nos números (21) 2220-1973, 2220-1906 e 3095-3830.
PROGRAMAÇÃO
16 de setembro
9h
Abertura oficial do 20º Curso Informativo de Preservação de Acervos
Helena Severo – Presidente da FBN
Maria Eduarda Marques – Diretora Executiva da FBN
Suely Dias – Coordenadora geral do Centro de Processamento e Preservação|CPP
9h15
O Plano de Gerenciamento de Riscos – uma ferramenta de conservação preventiva
Jayme Spinelli – Conservador, restaurador, coordenador de Preservação da Biblioteca Nacional. Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduado em conservação e restauração de bens culturais pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais, Escola de Belas Artes , Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduado em Arqueologia pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
10h35
O prédio da Biblioteca Nacional – ações na arquitetura
Luiz Antônio Lopes de Souza – Mestre em Arquitetura pelo Pro Arq./UFRJ – Chefe do Núcleo de Arquitetura da Fundação Biblioteca Nacional.
11h35
As mudanças climáticas na Biblioteca Nacional ao longo de 10 anos
Antônio Carlos dos Santos Oliveira – Graduado em Museologia pela UFRJ e Mestre em Arquitetura pela UFRJ. Doutorando no curso de Museologia e Patrimônio na UNIRIO. Consultor em controle climático para Museus e Bibliotecas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia. Atualmente desenvolve o sistema “CONCLIMAWEB”: análise de risco para a ambiência museológica.
12h30
Almoço
14h
Química aplicada à conservação e à restauração de acervos documentais
Profa. Isabel Spitz – Fundadora e Educadora da ChimicArte Projetos Educacionais. Pesquisadora, Mestre em Química (PUC-Rio). Doutoranda em Química, UFRJ. Desenvolve pesquisa na área de Química, com ênfase em Química do Estado Sólido/Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese inorgânica, reações no estado sólido, caracterização de materiais. Recebeu, em 2012, o Prêmio Marie Curie de Produções Científicas pelo trabalho Química e Arte: uma articulação mostrada através de mapas conceituais.
15h35
Palestra: O Plano Nacional de Microfilmagem de periódicos brasileiros
Vera Lúcia Garcia Menezes – Bibliotecária e Coordenadora de Microrreprodução da Biblioteca Nacional e do Plano Nacional de Periódicos Brasileiros.
16h35
Do daguerreotipo à imagem digital
Prof. Joaquim Marçal Ferreira de Andrade – Coordenador da Biblioteca Nacional Digital | BNDigital. Coordenou o projeto de resgate da coleção de fotografias doada pelo imperador D. Pedro II / hoje inscrita no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo, da Unesco. Mestre em design e doutor em história social, é professor de fotografia da PUC-Rio e da UCAM. Curador de exposições, perito judicial em fotografia e artes gráficas, é autor de ensaios sobre a história da fotografia, das artes gráficas e do design.
17 de setembro
9h
Conservação e restauração hoje
Profa. Maria Luiza Soares – Conservadora-restauradora, Especialista em Papel certificada pela ICCROM /Itália, Mestre em Ciência da Informação com concentração em Conservação e restauração pela Universidade de Colúmbia/USA, Doutora em conservação e restauração pela Universidade P. Valencia /Espanha. Profa. do Curso de conservação e restauração da Escola de Belas Artes da UFRJ.
10h
Análises científicas em artefatos do Patrimônio Histórico Nacional
Prof. Renato Pereira de Freitas – Graduado em física com mestrado e doutorado em física nuclear aplicada. Bolsista Jovem Cientista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ. Atua na análise de artefatos do patrimônio histórico cultural, empregando diferente técnicas físico-químicas de análise. Traduziu dezenas de trabalhos neste campo de pesquisa, apresentados em conferências e periódicos científicos nacionais e internacionais. Recentemente, retornou do estágio pós-doutoral no grupo Italiano MOLAB, onde atua realizando análises in situ por diferentes técnicas físico-químicas em acervos de museus europeus, tendo, nessa ocasião, trabalhado na análise científica de obras de arte conhecidas mundialmente como “O Grito” de Edvard Munch.
11h
Os metais e suas ligas e os bens culturais: preservação, conservação e restauração
Prof. Marcus Granato – Graduado, mestre e doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais /UFRJ. É tecnologista sênior do Museu de Astronomia e Ciências Afins. É professor e vice-coordenador do curso de mestrado profissional em Preservação de Acervos da C&T (MAST) e do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). É editor científico do periódico eletrônico Museologia e Patrimônio; consultor ad-hoc do CNPq, da FAPESP, da CAPES, da CYTED, da FAPERJ e da Swiss National Science Foundation. Bolsista de produtividade 1C do CNPq e secretário do Comitê Internacional para Museus e Coleções Universitários (UMAC) do ICOM. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em conservação de objetos culturais metálicos e patrimônio cultural da ciência e da tecnologia.
12h
Almoço
13h30
Apresentação de procedimentos de conservação e encadernação do acervo da Biblioteca Nacional
Gilvânia Faria de Lima – Conservadora-restauradora. Chefe do Centro de Conservação e Encadernação da Fundação Biblioteca Nacional. Mestre em Bens Culturais e Projetos e Sociais (CPDOC/FGV). Integrante da Câmara Técnica de Preservação de Documentos (Grupo de Segurança) do Conselho Nacional de Arquivos/CONARQ. Linhas de pesquisa: Conservação preventiva, preservação, exposição e memória de obras de arte sobre papel.
15h35
Apresentação de procedimentos de restauração de documentos e encadernação de livros raros do acervo da Biblioteca Nacional
Jandira Flaeschen – Mestrado e Especialização em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (MAST/2009 e 2017), graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais (Universidade Estácio de Sá/2007). Funcionária da Biblioteca Nacional desde 2010, atualmente, é Chefe do Laboratório de Restauração.
18 DE SETEMBRO
A turma será dividida em grupos para as visitas:
Grupo 1 – visitantes
Grupo 2 – Funcionários da Biblioteca Nacional
9h às 12h
Visita técnica ao Centro de Conservação e Encadernação/CCE
Grupo 1
12h às 13h30
Almoço
13h30
Visita técnica à seção do Laboratório de Restauração
Grupo 1
17h
Lançamento do livro técnico Encadernação flexível em pergaminho em obras restauradas na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, de Tatiana Ribeiro Christo, conservadora e restauradora.
19 DE SETEMBRO
9h às 12h
Visitas à Coordenadoria de Microfolmagem e ao Laboratório de Digitalização
Grupo 1
10h às 12h
Visita ao CCE e ao Laboatório de Restauração
Grupo 2
12h às 14h30
Almoço
14h30 às 16h
Visitas à Coordenadoria de Microfilmagem e ao Laboratório de Digitalização
Grupo 2
Informações complementares: O evento conta com certificado de participação. As inscrições para o evento estão abertas e as vagas são limitadas.