Com autoria de Michel Merlot, o livro presta homenagem ao bibliotecário a partir de um relato pessoal
Na coluna Bibliomania, que foi ao ar no dia 6 de março, a professora Marisa Midori apresentou A Sabedoria do Bibliotecário, de Michel Merlot, terceiro título da Coleção Bibliofilia, publicação da Ateliê Editorial, em parceria com Edições Sesc, dirigida por ela ao lado do editor e professor da USP, Plínio Martins Filho.
Segundo a professora, o livro presta homenagem ao bibliotecário, como o próprio autor. Formado pela École Nationale des Chartes, de Paris, com uma carreira dedicada aos livros e ao patrimônio francês, dirigiu por muitos anos a seção de gravuras e de estampas da Biblioteca Nacional da França e atuou no Ministério da Cultura francês, onde cuidou de um levantamento bastante extenso e exaustivo do patrimônio francês, no final do século 20, como relata Marisa. E acrescenta que, atualmente aposentado, se dedica à atividade ensaística.
“Estamos diante de um relato bastante pessoal, em que o nosso autor não apenas reflete sobre sua profissão, mas conta vários casos vividos por ele durante os anos em que atuou como bibliotecário”, conta Marisa. São sete curtos capítulos, o último deles, “talvez a pergunta de todo bibliotecário para o leitor de uma biblioteca: Encontrou o que procurava?”
Ouça no link acima a íntegra da coluna Bibliomania.
Fonte: Jornal da USP