Iniciativa faz parte das atividades que compõe o “Suquinho de Memória”, projeto que desperta o interesse do público infantil pela cultura alagoana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/A/S/TWd122QHWYe35GNAvI0g/whatsapp-image-2020-04-14-at-09.40.19.jpeg)
Para entreter e educar as crianças durante o período de isolamento social, o Arquivo Público de Alagoas (APA), está disponibilizando um material didático e atrativo para download de forma gratuita. A Iniciativa faz parte das atividades que compõe o “Suquinho de Memória”, parceria com o Programa Criança Alagoana (Cria), que desperta no público infantil o interesse pela cultura alagoana.
Clique aqui e acesse o conteúdo do Arquivo Público
Os conteúdos que estão disponíveis são: o Calendário Cultural 2020, desenhos para colorir e joguinhos temáticos da Iara e a Turma do Guerreirinho, que podem ser encontrados nas páginas oficiais e redes sociais do Arquivo Público de Alagoas, do Gabinete Civil e do Relu/Ufal.
A outra novidade que o APA traz, é o lançamento do mascote Moacirzinho, em homenagem ao historiador Moacir Medeiros de Sant’ana. O mascote está presente no Calendário Cultural 2020, com personagens mirins do folclore regional, que foram criados pelo grupo de estudos Representações do Lugar (Relu), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e com o apoio da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Segundo a superintendente do Arquivo Público, Wilma Nóbrega, a criação desse material didático aproxima o público infanto-juvenil da educação patrimonial e do contexto histórico e cultural do estado.
“O Moacirzinho é uma homenagem que o Gabinete Civil faz, por meio do APA, ao professor Moacir Sant’ana, o primeiro diretor do Arquivo Público de Alagoas, que é pesquisador, escritor, nomeado historiador por notório saber na área, e que deixou seu legado na preservação da história de Alagoas”, disse Wilma.
De acordo com professora de arquitetura, Adriana Capretz, que coordenou a publicação, os outros personagens que estão no calendário representam os folguedos e figuras importantes de Alagoas.
“As escolhas dos nomes Branquinha e Theo para os mascotes coincidem com a escolha dos nomes dos meus filhos, Branca, que é um nome muito presente nos lugares de Alagoas, e Theo – em homenagem a Theo Brandão”, informou a professora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Y/z/4xDUNrTB6w7sdgfSdXHw/whatsapp-image-2020-04-14-at-09.40.20.jpeg)
Conheça os outros personagens que representam um folguedo
-
Guerreirinho – Guerreiro
-
Branquinha – Branca que é um nome muito presente nos lugares de Alagoas (roupa de festa junina)
-
Theo – homenagem a Theo Brandão (veste roupa de festa junina)
-
Iara – rainha das águas doces e salgadas (veste roupa do Coco de Roda)
-
Raimundo – personagem do livro Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos, (veste roupa de Coco de Roda)
-
Aurélio – homenagem a Aurélio Buarque de Holanda (Chegança, veste roupa de marujo )
-
Martinha – referência à rainha Marta do futebol (veste roupa do Toré)
-
Diana – personagem do pastoril, conciliadora do cordão vermelho e do azul (veste roupa de Pastoril)
-
Dandara – em homenagem à Dandara, esposa de Zumbi dos Palmares (com vestimenta do Baianal)
-
Nise – homenagem à Nise da Silveira (roupa do Samba de Matuto)
-
Jorginho – homenagem a Jorge de Lima (roupa de Reisado)
-
La Ursa – urso de carnaval que também é muito presente no folclore em Alagoas
-
Bumba – o boi também está muito presente na cultura de Alagoas, então foi criado o Boi, no caso ele se chama Bumba.
Fonte: G1 Alagoas