Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Comunitárias / Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposição sobre resistência popular
Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposição sobre resistência popular

Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposição sobre resistência popular

Mostra exibe 60 fotos de manifestações e greves que aconteceram em São Carlos em 2017

Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposição sobre resistência popular

Até o dia 30 de maio, está disponível para visitação na Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a exposição fotográfica “Resistência Popular”, organizada pelo professor Amarílio Ferreira Júnior, do Departamento de Educação (DEd) da Universidade, e composta por 60 fotos de manifestações populares e greves gerais que aconteceram em 2017 na cidade de São Carlos, contra as reformas impostas pelo governo do presidente Michel Temer, particularmente contra a reforma da previdência social.  

A resistência popular contra a reforma da previdência permaneceu pelo Brasil até o começo de 2018, quando o governo Temer retirou a PEC 287/2016, que tratava do tema, da pauta de votação do Congresso Nacional. Especificamente em São Carlos, um amplo espectro de organizações políticas, sindicais e sociais se mobilizou e protagonizou algumas das mais expressivas exibições de força societária da história da cidade. O caráter antipopular das medidas decretadas pelo governo Temer, que suprimiam direitos trabalhistas e previdenciários, possibilitou uma concentração de 20 mil pessoas na Praça do Mercado Municipal em abril de 2017.  

As 60 fotos da exposição “Resistência Popular” registram a diversidade das categorias de trabalhadores e de cidadãos de várias extratos que protagonizaram as manifestações. O conjunto das fotos busca também construir um mosaico amplo e plural de expressões – tanto dos gestos corporais como de semblantes, fisionomias e olhares – de mulheres, homens, jovens e crianças envolvidos em uma luta coletiva pela sobrevivência e por uma sociedade mais justa e fraternal.  

A exposição é gratuita, aberta ao público e pode ser visitada no saguão principal da BCo, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

Fonte: A Cidade ON

Sobre admin

Check Also

Nota de Falecimento

O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região expressa seu pesar pelo falecimento do prefeito do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *