
A reinauguração da Biblioteca Infantojuvenil Julio Augusto Pereira de Oliveira, que fica na praça Aprígio de Toledo, centro de Atibaia, coincidiu com a comemoração nesta semana do Dia Nacional do Livro. O presidente da Câmara, Sebastião Batista Machado, o Tiãozinho da Farmácia, representou o Legislativo no evento, ao lado de outras autoridades, e destacou a importância do livro para a formação da infância e juventude.
A Biblioteca Infantojuvenil faz parte da Biblioteca Municipal Joviano Franco da Silveira, que foi criada em 1954 na administração de Walter Engracia de Oliveira e passou por reformas no governo do ex-prefeito Flávio Callegari, que esteve na cerimônia ao lado do também ex-prefeito Gilberto Sant’Anna, convidados pelo atual prefeito Saulo Pedroso.
A programação foi aberta pelas crianças do Coral Cênico Intermusic, da regente Adriana Trevizan. Depois, falaram Flávio Pileggi, presidente do Clube Atibaiense de Fotografia, que faz exposição no espaço, marcando o momento histórico; o artista plástico Glenn Hamilthon, que decorou a Biblioteca com obras do Projeto Criança (reciclagem de madeira); e as demais autoridades, incluindo-se o vice-prefeito Emil Ono.
O resgate cultural do prédio, agora novamente Casa da Cultura Jandira Massoni, foi acentuado pela vereadora licenciada e atual secretária da Cultura Roberta Barsotti e ressaltado em vídeo pela professora Irma Vasquez e pelo ex-diretor de Cultura e atual diretor da Unifaat Gilvan Elias Pereira.