A terceira edição do Seminário de Informação e Documentação em Arte, realizada no dia 23 de novembro de 2018, na Escola de Comunicações e Artes da USP, teve como tema Livros de Artistas: da Criação ao Acesso.
Os vídeos com a íntegra das palestras e do debate já estão disponíveis no IPTV-USP, plataforma de vídeos didáticos, científicos e culturais da Universidade de São Paulo.
Primeira parte:
http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=40034
Segunda parte:
http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=40040
Resumidamente, as palestras trataram dos seguintes tópicos:
A definição do livro de artista como dilema – por Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira
(Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Abordou a definição de “livro de artista”, expressão associada primeiramente a edições específicas da arte contemporânea, surgida espontaneamente e com objetividade nos anos 1970. Nas décadas seguintes passou a ser discutida, reivindicada ou mesmo inadequadamente interpretada, sobretudo por artistas, fenômeno que prossegue nos anos 2000.
Uma reflexão sobre as potencialidades e os conceitos que traduzem o “Livro de artista” – por Silvana Novaes Ferreira
(Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Partindo de uma reflexão sobre os conceitos que traduzem o Livro de Artista, a apresentação abordou as potencialidades de exploração acadêmica junto aos alunos de Graduação em Design da ESPM. No Projeto de graduação em Design PGD os alunos podem optar pela modalidade “Experimental” e muitos escolhem o formato de livro de Artista. A palestra mostrou e explicou a metodologia desenvolvida, as etapas de desenvolvimento dos projetos e os resultados finais.
Clique no link para ver os slides: Silvana Ferreira
O livro pensado através – por Lucia Mindlin Loeb
(Artista e pesquisadora em Artes Visuais, doutoranda da ECA/USP)
A artista mostrou seu trabalho e contou um pouco do processo de criação e produção dos livros obra/objeto/escultura que vem produzindo desde 2006. Lucia trabalha com fotografia desde 1991 e, buscando um novo suporte para as imagens, começou a investigar e experimentar a construção de uma série de livros objetos, que utilizam procedimentos tais como repetição de imagens, deslocamentos, sobreposições, cortes e furos, entre outros.
Clique no link para ver os slides: o livro através
Lúcia mostrou alguns de seus trabalhos documentados em vídeo:
Memória fotográfica: https://vimeo.com/257950823
Praia: https://vimeo.com/207778424
Mestrado: https://vimeo.com/138408266
A formação e o desenvolvimento da Coleção Livro de Artista na UFMG – por Diná Marques Pereira Araújo
(Bibliotecária Coordenadora da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras – UFMG)
A Coleção Livro de Artista da Universidade Federal de Minas Gerais, com mais de 700 itens catalogados, é o maior acervo brasileiro no gênero e a primeira em biblioteca de universidade pública no Brasil. Começou em 2009, com a doação de um conjunto de livros de Alex Flemming, Guto Lacaz, Marilá Dardot e Paulo Bruscky. Em sua apresentação, Diná tratou da prática da organização de um acervo de livros de artistas e seus diversos desafios
O catálogo da coleção de livros de artistas da UFMG pode ser consultado neste blog:
https://colecaolivrodeartista.wordpress.com/
Fonte: Redarte – SP