Como resposta ao crescimento do consumo de e-books por brasileiros, Saraiva Educação e Record colocam no mercado selos por onde publicarão títulos exclusivamente no formato digital
Texto por Leonardo Neto

No mês passado, a Bookwire Brasil analisou cerca de 1,6 milhão de registros para compor um relatório que mostra a dinâmica do mercado de e-books durante o período de pandemia. O consultor austríaco Rüdiger Wischenbart, responsável pelo estudo, concluiu: “Vimos que no Brasil a crise serviu de catalisador na aceleração de uma tendência já existente em direção à transformação digital. O mercado editorial digital no Brasil foi impactado de forma relevante pela pandemia da Covid-19”.
O relatório mostra que há crescimento relevante nas vendas entre o pré-isolamento e o isolamento, com um pico entre abril e maio. Mas mais importante do que isso: o crescimento se sustenta nos períodos seguintes, criando um patamar de vendas superior quando comparado a 2019.
Duas grandes editoras entenderam o recado e anunciam, nessa semana, o lançamento de selos voltados para publicar títulos inéditos exclusivamente no formato digital. A Record lança, nesta sexta-feira (11), o selo E-stante e a Saraiva Educação acaba de colocar no mercado o Expressa.
O E-stante Record seguirá a pluralidade temática dos vários selos do Grupo, publicando desde clássicos da literatura até livros de autoajuda. “Verificamos um aumento expressivo na venda de e-books durante a pandemia. Muito prático para quem está buscando opção de leitura sem sair de casa. Assim, tivemos a ideia de ampliar o nosso catálogo de e-books com novos títulos e criamos o selo E-stante”, explicou Sônia Machado, presidente do Grupo Editorial Record.
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