‘Geloteca’ é abastecida a cada 15 dias com livros infantis e para adultos.
Por G1 Santos

Uma escola municipal de Santos, no litoral de São Paulo, encontrou uma boa utilidade para uma geladeira que seria descartada. Ela se transformou em uma ‘geloteca’, que é uma prateleira de livros aberta à comunidade. O objetivo da iniciativa é incentivar os pais a lerem, cada vez mais, para os seus filhos.
O antigo eletrodoméstico está à disposição do público na Escola Municipal Cely de Moura Negrini ( (Praça Professor José Oliveira Lopes, 62, no Rádio Clube). A geloteca contém diversos livros para crianças e adultos.
Quem idealizou o projeto foi a bibliotecária da Secretaria de Educação, Cristina Zinezi. Ela explica que o perfil de cada geloteca é traçado de acordo com o público que frequenta a escola. Na parte do freezer estão os títulos para os adultos. Na parte de baixo, onde é mais acessível, ficam os livros infantis.
De acordo com a Prefeitura de Santos, a bibliotecária conta que desde a inauguração da prateleira mais de 80% dos livros já foram embora na escola pioneira do projeto. Por isso, o equipamento é abastecida a cada 15 dias. Ela ainda comemora a instalação de mais uma geloteca, na escola Pedro Crescenti (Av. Brigadeiro Faria Lima s/nº, no Rádio Clube), mas pede doações de geladeiras.
Quem puder ajudar doando uma geladeira pode entrar em contato com a Sebibli, pelo telefone 3224-1497.

Fonte: G1