
A iniciativa conta com 13 obras literárias em libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples; a história “Peter Pan” é uma delas
Texto por Redação
Para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência ao mundo da literatura, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferenças, está disponibilizando livros em formatos acessíveis para pessoas que sofrem com alguma deficiência. No total, são 13 obras literárias disponíveis em diferentes formatos: libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples. Uma delas é a história de “Peter Pan”.
A iniciativa garante o acesso de todas as pessoas aos livros acessíveis, que possuem diversos recursos de acessibilidade, como narração e texto em português, audiodescrição e animação das imagens, tradução e interpretação em Libras e leitura fácil – que traz adequações em relação à linguagem, conteúdo e forma para ampliar a compreensão.
Segundo a secretária estadual do SEDPcD, Célia Leão, além de importante, uma ação como esta garante que todos que desejam ler tenham acesso à leitura. “É possível viajar por meio da leitura, conhecer um mundo novo, novas descobertas. Além de mais conhecimento e cultura, a boa leitura, dá asas à imaginação. Leitura é liberdade. Quando falamos em leitura acessível, garantimos que todos que queiram ler, leiam! Esse é mais um atendimento com respeito que o Governo de SP disponibiliza”, disse.
Leia a matéria completa publicada no site Revide.