A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”, no município de Itapetininga, foi uma das dezenove bibliotecas públicas de todo o país a ser contemplada com uma verba de R$ 100 mil para implantação de biblioteca digital. O edital foi lançado pelo Governo Federal em 2018 e no estado de São Paulo, além de Itapetininga, também foram contemplados os municípios de Itanhaém, São Carlos e São Caetano do Sul.
O espaço foi um dos escolhidos graças ao sucesso dos projetos literários para diversas idades e públicos, pela variedade de acervo e grande número de leitores cadastrados. E também por editais anteriores em que a Biblioteca já foi contemplada.
Com o recurso do Governo Federal e a contrapartida do município, a Biblioteca comprou dispositivos de leitura de livros digitais, conhecidos por e-readers, tablets, móveis para o novo espaço que será criado e a licença para acesso de uma plataforma de livros digitais.
Esta plataforma conta com um acervo de mais de 30 mil livros infantis, infantojuvenis e adultos de diversos gêneros e em vários idiomas, além de jornais e revistas do mundo todo. Os leitores serão cadastrados por idade e receberão um login que permitirá acesso de qualquer lugar por meio de computador ou tablet.
Acesse a matéria completa publicada pela Prefeitura Municipal de Itapetininga.