A publicação de um artigo de pesquisa pode levar muito tempo. Algumas vezes, dois anos ou mais. A impressão que se tem ao submetermos um artigo é, mais ou menos, como a de lançar uma garrafa em alto mar. Decisões editoriais aparentemente simples, como avaliações preliminares (desk review) para conferir se o artigo está dentro do escopo do periódico, ou mesmo se se trata de um artigo científico, não são tomadas com a rapidez exigida. Pareceres demoram para chegar. Por sua vez, editores lidam com centenas de papers ao ano, dezenas e dezenas de pareceristas e muitas vezes com a própria produção do artigo: revisão gramatical, normalização bibliográfica, redação de abstracts, reformulação de gráficos e tabelas etc.
Enfim, ninguém – editores e autores(as) – parece muito satisfeito com o fluxo editorial dos nossos periódicos. O que acontece? Como funciona um periódico acadêmico? E como ele deveria funcionar? Esse debate quer tratar dessas e de outras questões que envolvem o processo de comunicação científica colocadas pela comunidade.
Neste evento promovido pelo Laboratório de análise do Campo Científico (LaCC) da UFPR convidamos cinco editores(as): Adrian Gurza Lavalle (Brazilian Political Science Review), Bruno Speck (Revista Brasileira de Ciências Sociais), Lucas Massimo (Revista de Sociologia e Política), Luiz Augusto Campos (Dados) e Rachel Meneguello (Opinião Pública).
O debate será transmitido ao vivo no dia 27 de junho às 18 horas.
Fonte: Editoria RSOCP