“A Marca do Editor” é uma edição de escrita magnética, que acaba de ser publicada pela editora mineira Ayné
Texto por Claudia Costa
Na coluna Bibliomania desta semana, a professora Marisa Midori fala sobre o livro A Marca do Editor, de Roberto Calasso, escritor prolífico e editor de larga experiência, internacionalmente reconhecido. Segundo ela, “uma edição elegante e coroada por uma escrita magnética, que acaba de ser publicada pela Editora Ayné, de Belo Horizonte”.
“Para Roberto Calasso, o ofício do editor está muito próximo ao de um barqueiro e de um jardineiro”, diz a professora, citando um trecho do livro: “Tanto o barqueiro quanto o jardineiro aludem a algo que preexiste: um jardim ou um viajante a ser transportado. Todo escritor possui em si mesmo um jardim a ser cultivado e um viajante a ser transportado” (página 134).
A professora ainda fala do que pensa o editor sobre as obras digitais. Segundo ela, a promessa de uma biblioteca digital de acesso amplo e irrestrito soa-lhe tão ameaçadora quanto a substituição dos livros impressos por e-readers. Calasso afirma: “A questão é que a digitalização universal implica uma hostilidade contra um modo de conhecimento – e apenas em segundo momento para o objeto que o encarna: o livro”.
Fonte: Jornal da USP