Toda segunda-feira, no YouTube, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) traz discussões sobre o novo coronavírus, avaliando efeitos políticos e de saúde pública
Em meio à pandemia do novo coronavírus, precisamos dar ouvidos aos cientistas e pesquisadores para entendermos melhor o atual cenário. Por isso, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, desenvolveu um projeto no YouTube chamado de Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia para tratar de assuntos relevantes e atualizados relacionados ao Sars-CoV-2.
Todas as segundas-feiras, um vídeo novo vai ao ar. Esta é mais uma atividade do Mast em Casa, iniciativa do museu que reúne ações para levar conteúdo e conhecimento às pessoas neste período de isolamento social.
Nos vídeos, são discutidos os efeitos políticos e sociais da pandemia de Covid-19, as formas de contágio e como combater e brecar o avanço da doença.
O primeiro vídeo da série conta com a presença de Luiz Ramiro, cientista político e professor na Universidade Federal Fluminense (UFF), que aponta erros e acertos no combate à disseminação do vírus.
Em outro episódio, Josiane Carvalho Guilherme, mais conhecida como Josi Ticuna, coordenadora do Projeto Piloto de Agrovida-Naãne Arü Mã’u – Terra e Vida, discute a doença sob a ótica de aldeias e populações indígenas — assim como Priscila Faulhaber, doutora em ciências sociais, retoma o assunto em vídeo publicado nesta semana.
Os vídeos são curtos, com cerca de 3 minutos cada, visando estimular a reflexão sobre este momento que vem modificando drasticamente a rotina de todos ao redor do mundo. Assista a playlist do canal do Mast no Youtube:
Fonte: Revista Galileu