Texto por André Cabette Fábio
Digital Comic Museum permite pesquisar por editora ou mesmo buscar quadrinhos em inglês publicados em jornais. Acervo vai até o final dos anos 1950

Foto: Reprodução
Lançado em 2010, o site Digital Comic Museum é um repositório online de quadrinhos em inglês criados até o final da década de 1950 e disponíveis já em domínio público, o que permite sua reprodução.
O site pede que usuários se registrem antes de baixar os quadrinhos. Isso pode ser feito de forma gratuita. Também é possível lê-los online.
Ele não traz clássicos de grandes franquias famosas, como DC e Marvel. Mas traz uma lista de editoras de quadrinhos e também uma sessão dedicada exclusivamente a quadrinhos publicados em jornais.
Entre eles está a tirinha Brainy Bowers, publicada entre 1903 e 1905. Ela conta a história de um homem engenhoso, que veste um chapéu cônico, como o de um mago, e cria soluções originais para os problemas que encontra.

Foto: Reprodução
Também é possível encontrar publicações de super-heróis alternativos que não atingiram sucesso suficiente para serem comprados e mantidos por grandes editoras, como o super herói Black Cobra, publicado entre 1954 e 1955.
Ou a história Bride’s Diary, publicada entre 1955 e 1956, que conta dramas amorosos do ponto de vista de donas de casas.

Foto: Reprodução
Fonte: Nexo