Página inicial / Mercado Editorial / O QUE É COPYWRITING E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA NO MERCADO EDITORIAL?

O QUE É COPYWRITING E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA NO MERCADO EDITORIAL?

Texto por Laura Brand

Copywriting, também conhecido como escrita persuasiva, é a técnica e o campo de atuação no qual são produzidos conteúdos e materiais de marketing com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação. Alguns exemplos: receber uma oferta, assinar uma newsletter, conferir um conteúdo, comprar um produto.

O produto do copywriting é o Copy, um tipo de redação produzida com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor sobre a marca ou produto e persuadir uma pessoa, um grupo ou um potencial cliente. Um leitor. É sobre mostrar o ouro, sobre destacar os benefícios, qualidades e diferenciais como uma forma de engajar o público.

Mas como isso se relaciona ao mercado editorial?

A busca por acessibilidade rápida e eficiente é percebida em diferentes áreas, incluindo a indústria do livro. O crescimento brasileiro nas vendas de ebooks e audiobooks reflete a busca por formatos para além do livro físico e mostram o interesse em diferentes formas de consumo de conteúdos literários. Para o leitor que não terá acesso ao visual das livrarias, às estantes perfeitamente organizadas e planejadas, aos totens publicitários e toda a experiência que uma visita física a uma livraria pode proporcionar, é importante que as editoras recorram ao ambiente virtual para vender seus livros e é aí que o Copywriting se faz necessário. E o momento de pandemia mostra isso da forma mais explícita possível.

O Copy pode se mostrar em chamadas em redes sociais das editoras e livrarias, em banners promocionais nos sites das mesmas, em blog posts das editoras, em materiais ricos fornecidos por ambas, entrevistas, artigos e todo tipo de conteúdo que se pode produzir com o objetivo de fazer o livro chegar às pessoas. E, em meio a uma gigante que se destaca cada vez mais por sua expressividade na venda e distribuição dos livros, é imprescindível que as editoras pensem nos textos que venderão os livros. Seja nos sites de terceiros ou no site delas próprias. E é justamente aqui que entra um bom Copy.

Acesse a matéria completa publicada pela Nostalgia Cinza e entenda a importância do copywriting ou da escrita persuasiva no contexto do mercado editorial. 

Sobre admin

Check Also

Nota de Falecimento

O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região expressa seu pesar pelo falecimento do prefeito do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *