A oficina propõe a reflexão sobre os caminhos da arte de contar histórias ao considerar que alguns contos são educativos. Ao abordar uma realidade simbólica, eles atualizam diferentes dimensões, fornecem múltiplas leituras e promovem uma compreensão ampliada de si e do outro.
A oficina também apresenta os pilares da técnica para a narração oral, descritos no livro da autora Cléo Busatto “Contar e encantar, pequenos segredos da narrativa” (Editora Vozes).
A narração oral de história, expressão estética que se manifesta através de um texto literário, estrutura o pensamento e possibilita diferentes experiências, como a vivência simbólica, social e educativa.
Contar histórias implica em disponibilidade e generosidade para narrar, afetividade e respeito pelo ouvinte. Demanda um envolvimento com o conto narrado e o seu simbolismo. Uma narrativa bem conduzida abre possibilidades para o espectador criar sua própria história a partir dos elementos que lhes são oferecidos, lembrando que o bom narrador é aquele que sabe contar a sua história.
Data: 17/03/2018
Mais informações: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/contar-e-encantar-pequenos-segredos-da-narrativa