Colaboração tem o objetivo de disponibilizar “informação confiável sobre saúde pública”
Texto por Paulo Ricardo Pereira

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Fundação Wikimedia, entidade administradora da Wikipédia, anunciaram esta quinta-feira (22) uma colaboração para expandir o acesso do público às informações mais recentes e confiáveis sobre a Covid-19. A enciclopédia de livre acesso e participação comunitária tornar-se-á numa ferramenta contra a “pandemia de desinformação”.
Num momento em que os surtos de Covid-19 são cada vez mais recorrentes, com cidades como Paris ou Madrid com ordens decretadas de recolher obrigatório, a OMS refere, em comunicado, que a colaboração pretende disponibilizar “informação confiável sobre saúde pública”. A organização acrescenta ainda que a estabilidade social “depende de forma crescente da compreensão partilhada dos factos”.
É neste sentido, e tendo em conta que o vírus da Sars Cov 2 não é ainda totalmente compreendido pelas autoridades de saúde, o que provoca uma crescente onda de fake news e conteúdos infundados, que a colaboração se coloca como mais um instrumento de informação verificada. Através desta cooperação, “pessoas de todos os cantos do mundo vão poder aceder e partilhar infografias, vídeos, e outros conteúdos sobre saúde pública da OMS na Wikimedia Commons, uma biblioteca digital de imagens e conteúdos multimédia de livre acesso”.
Leia a matéria completa publicada pelo Espalha Factos