
Texto por Aleksandro Meneses da Silva
A Paixão pela literatura, cinema, músicas e o conhecimento em geral nos faz adquirir muitas obras literárias, livros técnicos, revistas DVD’s, CD’s, e até mesmo LP”s, no decorrer de nossa trajetória, formando verdadeiras Bibliotecas Pessoais em nossas casas. Ali estão as obras que fizeram parte de nossas histórias e nos ajudaram a forjar nossas personalidades, caráter e valores.
Do mesmo modo, os álbuns de fotos familiares, brinquedos e outros objetos são partes tangíveis de nossas memórias, nossas infâncias e nossas raízes, ali estão as lembranças de nossos entes queridos distantes ou falecidos bem como dos grandes momentos que somente nós conseguimos compreender e enxergar o valor.
Há também os profissionais liberais como os Engenheiros, Advogados, Professores, Médicos entre outros fazem parte de um público que majoritariamente possuem vastas e diversificadas bibliotecas particulares, com obras e informações muitas vezes dificilmente encontradas no mercado convencional.
No entanto com o passar dos anos, encontrar algo nessas grandes e valiosas coleções se torna cada vez mais difícil, isso sem contar àqueles empréstimos que nunca são devolvidos e que nem nos lembramos mais para quem emprestamos. Fora tudo isso nos deparamos com a sujeira e o aspecto de desorganização que esses acervos podem trazer ao nosso lar.
É nesse contexto que vem surgindo no mercado profissionais que tratam e organizam essas coleções deixando-as com características semelhantes às melhores Bibliotecas do Brasil e do Mundo, os Bibliotecários. Você já ouviu falar deles?
Os Bibliotecários são profissionais de nível superior, formados no Curso de Biblioteconomia, sua atuação tem o objetivo de catalogar, classificar, indexar a informação buscando os melhores meios para sua recuperação sempre pensando no melhor para o usuário dessa mesma informação.
Os Bibliotecários trabalham em Bibliotecas Públicas, Escolares, Universitárias ou Particulares, Centros de Documentação, Arquivos, Museus, Centros Culturais, Editoras, Provedores de Internet, ONGs, clubes e associações, ou mesmo em sites de e-commerce.
Dentre os processos que um Bibliotecário pode executar em uma coleção pessoal de livros, filmes, discos e outros objetos estão:
Higienização da coleção;
Classificação de acordo com os assuntos e tipo de material;
Catalogação em sistema especializado em gestão de acervos com possibilidade de realização de empréstimos e devoluções;
Cadastro de palavras chave para facilitar a busca por assunto;
Carimbagem de personalizada;
Colagem de etiquetas nas obras;
Organização nas estantes de acordo com os assuntos e autores.
Muitas são as vantagens em contratar um Bibliotecário experiente para organizar sua Biblioteca Particular, dentre as quais:
Controle total do acervo (para aqueles que emprestam e não curtem devolver);
Acesso em software específico o que facilitam as buscas;
Total organização por assuntos;
Agilidade e eficiência na recuperação das informações;
amplas possibilidades de busca;
Limpeza e organização no ambiente.
Esse mercado vem crescendo exponencialmente e alguns Bibliotecários abriram empresas especializadas nessa atividade inclusive com pacotes personalizados e serviços retirada e devolução da coleção, caso o cliente não fique a vontade com o transito de pessoas em sua residência.
Fonte: Linkedin