Página inicial / Biblioterapia / Pediatra cria gibi para acalmar crianças antes de cirurgias em hospital de Jundiaí

Pediatra cria gibi para acalmar crianças antes de cirurgias em hospital de Jundiaí

Por Marília Moraes

Gibi foi criado para acalmar pacientes em hospital de Jundiaí — Foto: Tribuna de Jundiaí/Divulgação
Gibi foi criado para acalmar pacientes em hospital de Jundiaí — Foto: Tribuna de Jundiaí/Divulgação

Com o objetivo de instruir as famílias e amenizar a ansiedade de crianças prestes a passar por cirurgias, o especialista em cirurgia pediátrica Márcio Lopes Miranda criou um gibi lúdico e informativo para pacientes de Jundiaí (SP).

O médico conta que a ideia surgiu a partir da necessidade de conversar com os familiares e a criança através de um contato mais humano, desconstruindo os termos médicos.

“Uma cirurgia traz ansiedade e nervosismo às pessoas próximas e, de forma lúdica, buscamos explicar detalhadamente todos os passos do procedimento para tranquilizar”, explica.

Pediatra cria gibi ilustrativo para acalmar crianças antes de cirurgia em Jundiaí — Foto: Márcio Lopes Miranda/Arquivo Pessoal
Pediatra cria gibi ilustrativo para acalmar crianças antes de cirurgia em Jundiaí — Foto: Márcio Lopes Miranda/Arquivo Pessoal

Distribuído gratuitamente em hospitais públicos e privados, o gibi “Gol de Placa!” conta a história de Luke, uma criança prestes a passar por uma cirurgia de hérnia inguinal. Todo o processo que envolve o procedimento é ilustrado no decorrer do livro.

“Escolhemos mostrar o procedimento da hérnia inguinal pela alta incidência em ambos os sexos, servindo como exemplo de uma cirurgia ambulatorial, ou seja, um procedimento de pequeno porte cirúrgico.”

Para o projeto sair do papel, o médico contou com a ajuda voluntária de pais de crianças beneficiadas pelo gibi. “O pai de um paciente é artista gráfico e a mãe de um outro paciente é escritora de livros infantis. Eles se interessaram em fazer o projeto ganhar vida”, conta.

Ilustração do gibi foi feita pelo pai de uma criança operada pelo médico recentemente — Foto: Reprodução/D7 Editora
Ilustração do gibi foi feita pelo pai de uma criança operada pelo médico recentemente — Foto: Reprodução/D7 Editora

Além do diálogo fácil e das ilustrações coloridas, o médico conta que falar a linguagem da criança é fundamental.

“Procuramos contar para uma criança a história de outra criança, desconstruindo a linguagem médica. O paciente, pais, avós, tias e familiares também se sentem mais acolhidos e tranquilizados”, explica.

“Procuramos desconstruir os termos médicos e falar a linguagem da criança. Às vezes, os profissionais não conseguem dar a devida explicação detalhada necessária para o paciente e os responsáveis sobre o procedimento. O gibi veio para nos ajudar neste aspecto.”

O resultado do projeto pode ser percebido pelo médico e pela equipe logo no retorno do paciente ao consultório.

“Eles trazem o gibi de volta e mostram quais partes aconteceram com eles e também com o Luke [personagem]. Também relatam que levaram até à escola e mostraram aos amigos e professores. Ficamos muito felizes”, comenta.

Nova edição

O retorno que o cirurgião pediátrico teve com o projeto foi tão grande que a segunda edição do gibi já está pronta, com previsão de lançamento para o dia 10 de agosto.

“Ficamos tão satisfeitos com a primeira edição que já produzimos a segunda. Nesta, contamos a história de Belinha, uma menina portadora da doença mielomeningocele, uma má formação congênita na coluna vertebral”, explica.

Segundo o médico, o projeto não tem fins lucrativos e, enquanto houver dúvidas, as edições dos gibis continuarão.

“Não vendemos e, sim, oferecemos para a população. Todos os serviços públicos e privados aprovaram o projeto. O mais importante foi a aceitação familiar, independente da cultura ou classe social”, completa.

*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku.

Sobre admin

Check Also

Nota de Falecimento

O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região expressa seu pesar pelo falecimento do prefeito do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *