Texto por Patrícia Carvalho
A palavra biblioteconomia nos remete ao termo biblioteca que, de acordo com o Dicionário Rideel da Língua Portuguesa, é definido como um local de coleção de livros. Mas engana-se quem pensa que esse é a única área do profissional formado.
A organização e conservação de livros são apenas algumas das funções exercidas pelo bibliotecário. “Uma bibliotecária ou um bibliotecário processa dados de diferentes naturezas e preserva informações, simplificando os processos e democratizando o acesso ao conhecimento por meio do mercado informacional”, explica Valéria Valls, coordenadora do curso de Biblioteconomia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
Por esse motivo, há oportunidades de trabalho para esse profissional nos cargos de gestão e gerência de informações e acervos em museus, organizações não-governamentais, provedores de internet, órgãos públicos ou privados que lidam com grandes quantidades de informações ou necessitam de organização de documentos.
Além disso, com o avanço das tecnologias, há espaço para o bibliotecário atuar na alimentação de banco de dados, arquitetura de informação, gestão de portais de conteúdo e portais de acesso, assim como curadoria digital.
Leia a matéria completa publicada no site Quero Bolsa.