Jurema Citeli foi bibliotecária por 35 anos em Adamantina. Ela faleceu em setembro deste ano.

Foi votado nesta quarta-feira (9) e aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei (PL) Nº 062/2020, que dá o nome de Jurema Gomes Moreira Citeli à Biblioteca Pública Municipal de Adamantina. O PL é assinado pelos nove vereadores e agora segue para o prefeito, para sanção e promulgação.
A nova denominação ao espaço é uma homenagem à bibliotecária Jurema Citeli, que por 35 anos atuou no serviço público em Adamantina, divididos na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Acadêmica do Centro Universitário UniFAI. Ela ingressou no poder público local em 1985, um ano após sua formatura em biblioteconomia na Unesp de Marília.
O PL é acompanhado de uma justificativa para a homenagem. “Na Biblioteca Pública Municipal Jurema teve uma atuação de destaque, e que a fez referência do lugar. Além da gestão do acervo do espaço – atividade de rotina da profissional – ela liderou, incentivou e promoveu inúmeras atividades de valorização do espaço, de acesso ao livro e de fomento à leitura” diz o texto.
Jurema faleceu no dia 25 de setembro último, por complicações de saúde decorrentes do seu quadro de diabetes (reveja). Deixou o marido Armando Citeli e os filhos Maria Vitória e Enrico Citeli.
Os autores destacam que o atual nome da Biblioteca, do ex-prefeito “Cônego João Baptista de Aquino” não foi desprestigiado, já que há uma rua com essa denominação, e um busto em sua homenagem instalado na Praça José Costa (Jardim da Estação).
Leia a matéria completa publicada pelo Sigamais