Ao receber 20 mil apoios, a ideia, cujo prazo limite de participação é 11 de março de 2020, se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores
Está aberta no site do Senado Federal uma enquete sobre o estabelecimento da presença de bibliotecários em todas as bibliotecas escolares do país. Ao receber 20 mil apoios, a ideia, cujo prazo limite de participação é 11 de março de 2020, se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores.
Embora a lei das bibliotecas escolares (Lei nº 12.244/2010) estabeleça que até 2020 todas os estabelecimentos de ensino básico do país tenham bibliotecas com bibliotecários, o número destes profissionais nestes espaços é visivelmente baixo. Além disso, a Lei nº 4084/1962 determina que a administração de bibliotecas é uma função precípua de bibliotecários.
“Atualmente o número de profissionais bibliotecários que atuam no espaço da biblioteca é mínimo. O Estado precisa garantir a presença e a permanência desse profissional no ambiente escolar para melhoria da aprendizagem dos alunos. Hoje o que se vê são espaços ociosos que poderiam estar fazendo diferença na vida de muitas pessoas”, diz a enquete.
No Brasil apenas cerca de 45,7% das escolas públicas de ensino básico contam com bibliotecas ou salas de leituras. Ao mesmo tempo uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro este ano mostra que a existência da biblioteca na escola tem efeito positivo no desempenho dos alunos em avaliações de português e matemática.
Fonte: Revista Biblioo
Lamentável “ainda” estar se fazendo enquetes da ausência de bibliotecários nas Bibliotecas , no ano máximo de cumprimento da lei.
Nós da classe de bibliotecários, só aguardamos ansiosos que se faça cumprir a lei e colocar em seus devidos lugares, centenas de profissionais bibliotecários desempregados que estão sendo lesados com seus respectivos cargos por aí, sendo ocupados por outros profissionais não capacitados.
É importantíssimo a presença do bibliotecário na escola.
Ele que vai mediar o aluno ao livro. Ajudar os professores em sala de aula para uma melhor interação entre os conteúdos. Através de feiras de livros incentivando os alunos e aproximando a família na escola.
A favor de bibliotecarios nas escolas
Sim, sou a favor da presença de bibliotecários nas bibliotecas das escolares.
Ter um bibliotecário na biblioteca escolar é essencial. Ele n é responsável apenas pela gestão do acervo, ele tb é essencial para a execução da função educacional da biblioteca.
Com toda ctz, sou a favor do bibliotecário na escola. Sou bibliotecária e trabalhei em uma biblioteca de escola particular… Antes de eu assumir, ficava a cargo de professores, após eu assumir, a biblioteca cresceu em trabalhos, pesquisas, arrumação, ordenamento, classificação e catalogação, aquisição ( mesmo através de doações)… Aulas no interior da biblioteca, datas comemorativas trabalhadas, clipings… O trabalho do bibliotecário é diferenciado ao do professor… O que vem a acrescentar ao professor, ao aluno, como ser humano, e a biblioteca como espaço de saberes e conhecimento.
Inclusive, minha monografia (TCC) foi sobre Biblioteca escolar (UNIRIO) por: Sheyla Cotilha.
TB. Sou professora aposentada. Teóloga fornada pela PUC RJ e Fui coordenadora de uma escola católica por 21 anos.
Para aplicar a lei sempre é necessário uma luta. Então que respondemos à enquete solicitando bibliotecários nas bibliotecas. Sou a favor do profissional qualificado para agregar valor aos alunos em suas pesquisas.
Sou a favor sim, de biblioteca escolar com a presença de bibliotecários para interagir com o ensino e aprendizado professor/alunos através de incentivo a leitura e a escrita através dos livros com conteúdo do saber e do fazer.
Só o bibliotecário tem qualificação para estar na biblioteca qyer seja escolar ou outra, pois é da competência dele fazer o elo entre o usuário e o conhecimento.
Biblioteca escolar com bibliotecário já.
A gestão da biblioteca escolar precisa ser exercida pelo profissional bibliotecário. É inadmissível que uma pessoa leiga ocupe o cargo de competência exclusiva do bibliotecário. No âmbito escolar, o bibliotecário pode contribuir muito com o ensino e a aprendizagem. Para isso, é preciso que o espaço “biblioteca escolar” seja legalmente garantido a fim de que possa gerenciá-lo com competência, bem como integrar-se à equipe pedagógica da escola em prol de uma educação de qualidade.