O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) em parceria com o Conselho Federal (CFB) lançaram a Campanha Nacional “Sou biblioteca escolar” durante a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu no dia 02 julho de 2022.
A ideia é sensibilizar o governo para o cumprimento da Lei 12.244/10 que dispõe sobre a obrigatoriedade de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, também obriga todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado. No entanto, o fim do prazo para o cumprimento dessa Lei terminou em maio de 2020, e a realidade ainda é bem diferente.
“Passados doze anos que a Lei da universalização das bibliotecas escolares foi aprovada, ainda há muitas escolas desprovidas de biblioteca sem que haja sanção pelo descumprimento da Lei. A Campanha vai continuar até que todas as escolas do Brasil tenham bibliotecas com bibliotecários”, afirma a presidente do CRB-8 Ana Cláudia Martins.
Apoio
Figuras expoentes da política de diversos partidos, das artes, do social e de universidades vêm apoiando a Campanha Nacional “Sou biblioteca escolar”. Além de religiosos como a Monja Coen, artistas como Malu Mader, Zeca Camargo, Marcos Breda; a jornalista Leilane Neubarth (Globo); a presidenta do Sindicato dos Bibliotecários de São Paulo (SINBIESP), Vera Stefanov e a vice-presidenta da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB), Adriana Ferrari.
Você pode conferir a live do lançamento da Campanha “Sou Biblioteca Escolar” no Canal do Youtube do CRB-8, Compartilhe e amplie nossa campanha: https://www.youtube.com/watch?v=Zk0bJNjwlwE