CRB-8

Campanha “Sou Biblioteca Escolar” na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Campanha vem recebendo apoio de políticos, artistas, entidades de classe e pretende continuar até que todas as escolas do Brasil tenham bibliotecas com bibliotecários

Estande do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo na Bienal Internacional do Livro traz uma série de atrações. Foto divulgação.

O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) em parceria com o Conselho Federal (CFB) lançaram a Campanha Nacional “Sou biblioteca escolar”  durante a  26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu no dia 02 julho de 2022.

 

A ideia é sensibilizar o governo para o cumprimento da Lei 12.244/10 que dispõe sobre a obrigatoriedade de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, também obriga todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado. No entanto, o fim do prazo para o cumprimento dessa Lei terminou em maio de 2020, e a realidade ainda é bem diferente.

 

“Passados doze anos que a Lei da universalização das bibliotecas escolares foi aprovada, ainda há muitas escolas desprovidas de biblioteca sem que haja sanção pelo descumprimento da Lei. A Campanha vai continuar até que todas as escolas do Brasil tenham bibliotecas com bibliotecários”, afirma a presidente do CRB-8 Ana Cláudia Martins.

 

Apoio

 

Figuras expoentes da política de diversos partidos, das artes, do social e de universidades vêm apoiando a Campanha Nacional “Sou biblioteca escolar”. Além de religiosos como a Monja Coen, artistas como Malu Mader, Zeca Camargo, Marcos Breda; a jornalista Leilane Neubarth (Globo);  a presidenta do Sindicato dos Bibliotecários de São Paulo (SINBIESP), Vera  Stefanov  e  a vice-presidenta da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB),  Adriana Ferrari. 

 

Você pode conferir a live do lançamento da Campanha “Sou Biblioteca Escolar” no Canal do Youtube do CRB-8, Compartilhe e amplie nossa campanha: https://www.youtube.com/watch?v=Zk0bJNjwlwE