No dia 24 de julho, Campinas (SP) recebe o I Encontro de Bibliotecários de Campinas e Região. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Coordenadoria Departamental de Bibliotecas, e reunirá nomes de destaque da Biblioteconomia e da Educação para discutir o papel social das bibliotecas na atualidade.
Com o tema “Biblioteca em movimento: inclusão, diversidade e compromisso social”, o encontro tem como proposta promover o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento da atuação profissional dos bibliotecários da região. A programação será composta por cinco painéis temáticos, que abordarão questões como inclusão, acessibilidade, pluralidade, políticas públicas, bibliotecas escolares e a visibilidade das bibliotecas públicas.
Segundo Ana Cláudia Martins, presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), o evento será um marco importante para a valorização da profissão e para o fortalecimento das bibliotecas na região.
“As bibliotecas são espaços fundamentais para o acesso à informação, à leitura e à cidadania. Promover um evento como este, com foco em inclusão, diversidade e compromisso social, só é possível graças ao engajamento de parceiros comprometidos com a transformação social, como a Prefeitura de Campinas, por meio da Coordenadoria Departamental de Bibliotecas, que tem se mostrado uma grande aliada na valorização da Biblioteconomia e da educação pública”, afirma.
Entre os destaques da programação está o painel de encerramento, “Bibliotecas, políticas públicas e legislação”, que será realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal, das 19h às 20h30. O debate contará com a presença de Alexandra Caprioli e José Tadeu Jorge, secretários de Cultura e Turismo, e de Educação de Campinas, respectivamente. A mediação será de Ana Cláudia Martins, presidenta do CRB-8.
Um dos temas centrais deste painel será a Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei nº 12.244/2010), que determina que todas as instituições de ensino, públicas ou privadas, devem contar com uma biblioteca em funcionamento, com acervo compatível ao número de alunos e com a presença de profissionais bibliotecários.
O evento contará com um grupo diverso de palestrantes, com ampla experiência em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias e especializadas. Reunidos em cinco painéis, os convidados vão debater os desafios e as possibilidades da atuação bibliotecária em um cenário cada vez mais complexo e plural.
Das ruas para os livros: a história do bibliotecário Lourival Cancela
Entre os participantes do encontro, uma trajetória em especial se destaca pela força e inspiração: a do bibliotecário Lourival Lopes Cancela, que integra o painel “Biblioteca, inclusão e acessibilidade”.
Aos 54 anos, Lourival é um exemplo vivo do papel transformador das bibliotecas como espaços de acolhimento, dignidade e recomeço. Em 2002, após enfrentar desemprego, depressão e a perda de sua casa, ele passou a viver em situação de rua. Foi em um albergue, o Arsenal da Esperança, no Brás, em São Paulo, que sua vida começou a mudar.
Ao assumir a organização de uma pequena biblioteca improvisada no local, reencontrou propósito e descobriu sua vocação. Incentivando a leitura entre pessoas em situação de vulnerabilidade, transformou o espaço em um verdadeiro centro de leitura e humanização.
Hoje, atua como servidor público na biblioteca da Diretoria de Ensino Sul 2, em São Paulo, e defende com paixão a importância de bibliotecas acessíveis, inclusivas e comprometidas com a transformação social.
Serviço:
I Encontro de Bibliotecários de Campinas e Região
Data: 24 de julho de 2025
Locais e horários:
Das 9h às 17h10 – Teatro Bento Quirino (Rua Luzitana, 1576 – Centro)
Das 19h às 20h30 – Salão Vermelho do Paço Municipal (Av. Anchieta, 200 – Centro)
Inscrição: https://www.even3.com.br/i-encontro-de-bibliotecariasos-de-campinas-e-regiao-606824/
Palestrantes:
Painel 1 – Biblioteca, inclusão e acessibilidade
Gislaine Melo de Lima
Edson Galdino (Edinho)
Lourival Cancela
Mediação: Regina Fazioli
Painel 2 – Biblioteca e sua pluralidade
Melissa Maria da Silva
Jacqueline Damázio Armando
Mediação: Dandewara Pereira
Painel 3 – Bibliotecas escolares e seus desafios
Josemara Aparecida de Moraes
Ane Caroline da Silva Fonseca
André Luís Felipin
Mediação: Eduarda Graciano do Nascimento
Painel 4 – Bibliotecas públicas: os desafios da visibilidade no século XXI e a participação popular
Wellington Correia de Oliveira
Antonio Vitor Wolf Tadini
Mediação: Bruna Daniele de Oliveira Silva
Painel 5 – Bibliotecas, políticas públicas e legislação
Alexandra Caprioli – Secretária de Cultura e Turismo de Campinas
José Tadeu Jorge – Secretário de Educação de Campinas
Mediação: Ana Cláudia Martins – Presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8)